Doutoranda do CENA vence concurso organizado pela Embaixada Francesa

Comentários desativados em Doutoranda do CENA vence concurso organizado pela Embaixada Francesa

premio_andressa

Andressa Santanna Natel, doutoranda no Laboratório de Nutrição Animal do CENA-USP, é a grande vencedora do concurso ’’Minha pesquisa sobre o clima e o desenvolvimento sustentável em 180 segundos’’

por Samir Bueno Abdalla
Disc. Jornalismo UNESP – Bauru

Na noite do dia 22 de setembro, a zootecnista Andressa Santanna Natel sagrou-se vencedora do concurso ’’Minha pesquisa sobre o clima e o desenvolvimento sustentável em 180 segundos’”, organizado pela Embaixada Francesa no Brasil. Após várias etapas, incluindo a apresentação de um vídeo acompanhada de discussão, a paranaense foi contemplada com uma viagem para a França, para participar da COY – uma conferencia das Nações Unidas destinada para os jovens discutirem a problemática do clima, que antecede à COP, Conferência das Nações Unidas sobre o Clima em Paris.

Nascida na cidade de Lapa e formada pela Universidade Federal do Paraná, Andressa é mestre em Zootecnia, e atualmente faz seu doutorado em Ciências no CENA-USP. O tema abordado por Andressa foi a produção animal sustentável, e como resultado da pesquisa apresentada, teve-se a conclusão de que o uso de nitrato na dieta do gado pode reduzir a produção de metano, um dos principais gases do efeito estufa.

Segue a íntegra de uma breve entrevista com Andressa:

Qual foi a sensação de apresentar e defender seu vídeo durante a fase final do concurso?
Foi uma sensação de reconhecimento a minha pesquisa.

Quais suas expectativas para participar da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima em Paris?
Primeiramente, estou um pouco ansiosa com a oportunidade de apresentar meu trabalho frente a jovens de diferentes origens, cultura e áreas de pesquisa. Por outro lado, espero poder compartilhar ideias e trocar experiências com pessoas das diferentes áreas sobre as mudanças climáticas e a necessidade de desenvolver um modelo novo de sociedade onde o meio ambiente seja levado em consideração. Ser parte da discussão na marchadas mudanças.

Você já havia participado de concursos do tipo? O que você leva dessa experiência?
Esse foi meu primeiro concurso. Mas por ter ganho, passei a finalista de um outro concurso sobre criatividade científica (EURAXESS Science Slam). A final é em outubro.Levei como experiência que tenho que acreditar mais em meu trabalho. Temos que demonstrar o que fazemos dentro das universidades, de maneira simples, para que o público em geral possa entender.