Orientada do professor Carlos Cerri conquista 2ª lugar no Top Etanol

      Comentários desativados em Orientada do professor Carlos Cerri conquista 2ª lugar no Top Etanol
Adriana Marcela Silva Olaya durante a premiação

Adriana Marcela Silva Olaya durante a premiação

Adriana Marcela Silva Olaya conquistou a segunda colocação na 5ª edição do Prêmio TOP Etanol. A premiação se deve a publicação dos resultados obtidos em sua dissertação de mestrado na revista britânica Environmental Research Letters, em 2013. A pesquisa que gerou este estudo foi desenvolvida no laboratório de biogeoquímica ambiental, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) sob a orientação do professor Carlos Cerri.

Com o trabalho ‘Carbon dioxide emissions under different soil tillage systems in mechanically harvested sugarcane’, que aborda a emissão de CO2 em diferentes sistemas de preparo do solo na cultura da cana-de-açúcar no Brasil, Adriana ficou em segundo lugar na categoria Trabalho Acadêmico Publicado.

“O uso do etanol tem sido uma ótima estratégia para mitigar as emissões de gases do efeito estufa e consequentemente o fenômeno do aquecimento global. E o etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, destaca-se globalmente no mercado de biocombustíveis. No entanto, práticas agrícolas inadequadas, e utilizadas na produção da cana-de-açúcar poderiam afetar a sustentabilidade deste biocombustível”, afirmou a engenheira agroecologa formada pela Universidad de la Amazonia na Colômbia.

“Os resultados reportados neste estudo contribuem para a identificação e desenvolvimento de sistemas de manejo sustentáveis no agronegócio brasileiro”, completou a pesquisadora que recebeu o prêmio no dia 2 de junho, durante evento que homenageou personalidades do setor sucroenergético que se destacaram por suas contribuições em atividades do meio político, acadêmico e empresarial.

______________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

(19) 3302.0100

divulgacao@engenhodanoticia.com.br

Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia