Pós-graduação do Cena/USP realiza curso com pesquisador da Embrapa

Comentários desativados em Pós-graduação do Cena/USP realiza curso com pesquisador da Embrapa

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP) promoverá o curso ‘Princípios e Métodos para Avaliação de Indicadores e Modelagem de Índices de Qualidade do Solo’. O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de maio, na própria instituição.

Coordenado pelas professoras Regina Tereza Rosim Monteiro e Marisa de Cássia Piccolo, o curso será ministrado por Guilherme Montandon Chaer, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Doutorado pela Oregon State University (2008), atualmente Chaer atua no Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia/RJ.

Voltado para os alunos da pós-graduação, o curso terá 36 horas de carga horária. Confira a programação completa:

Dia 6 de maio – terça-feira / manhã

Aula 1 (teórica) – Indicadores de qualidade de solo.

Aula 2 (teórica) – Índices de qualidade do solo (IQS).

Apresentação do Software SIMOQS

Atividade 1 (prática)  – Construção de modelos de IQS no SIMOQS

Dia 7 de maio – quarta-feira / manhã

Atividade 1 (prática) – Apresentação dos modelos IQS pelos grupos

Tarde

Aula 3 (teórica) – Redução de incertezas em modelos de IQS – Apresentação de um modelo conceitual em desenvolvimento

Aula 4 (teórica) – Índice biológicos/bioquímicos de qualidade do solo

Dia 8 de maio – quinta-feira / manhã

Aula 5 (teórica) – Introdução  à análise  multivariada

Aula 6 (teórica) – Uso  de  ordenações  multivariadas para avaliação  integrada  de  indicadores de QS

Atividade 2 (prática) – Simulações  de  ordenações multivariadas

Dia 9 de maio – sexta-feira / manhã

Aula 7 (teórica) – Modelos de árvore de classificação e regressão (CART models) e  aplicações  em  estudos  de qualidade do solo

Aula 8 (teórica) – Árvore  de  regressão multivariada

Tarde

Atividade (prática) – Aplicação da metodologia de avaliação da QS com dados experimentais dos estudantes

Inscrições

O interessado deve enviar sua inscrição até 24 de abril para o e-mail das coordenadoras monteiro@cena.usp.br e mpiccolo@cena.usp.br.