Professores do Cena/USP participa do Biota-Fapesp Educação 2014

Comentários desativados em Professores do Cena/USP participa do Biota-Fapesp Educação 2014

A temporada 2014 do Ciclo de Conferências Biota-Fapesp Educação, programa que tem compromisso com o aperfeiçoamento do ensino da ciência da biodiversidade no Brasil, terá a presença de três pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP).

O Programa teve início em 20 de fevereiro e a segunda conferência do ano ocorreu no dia 20 de março. Outros três encontros estão programados para o primeiro semestre deste ano e irão tratar de serviços ambientais específicos.

A próxima conferência acontecerá no dia 24 de abril e irá abordar Biodiversidade e Proteção a Recursos Hídricos. O evento terá a participação do professor Reynaldo Luiz Victoria, atual coordenador do Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais.

Victoria, que é professor colaborador do Laboratório de Analise Ambiental e Geoprocessamento do Cena/USP, instituição que dirigiu entre os anos de 2002 e 2005, vai abordar o tema ‘O papel dos sistemas fluviais amazônicos no balanço regional e global de carbono’.

Outros dois professores do Cena/USP participam do Biota-Fapesp Educação, no dia 26 de junho. Luiz Antonio Martinelli e Plinio Barbosa de Camargo, ambos do Laboratório de Ecologia Isotópica da instituição. Neste dia, o evento irá abordar a Biodiversidade e Ciclagem de Nutrientes.

Martinelli irá abordar o tema ‘Estoques de nitrogênio nas florestas brasileiras’, e Camargo falará sobre ‘Carbono, nitrogênio e outros nutrientes em sistemas aquáticos’.

BIOTA-FAPESP Educação
O Biota-Fapesp Educação realizou seu primeiro Ciclo de Conferências em 2013 com palestras sobre biodiversidade e biomas brasileiros. A atividade continua em 2014 com apresentações sobre Serviços Ecossistêmicos. As palestras transmitem, em linguagem acessível, o conhecimento gerado pelo Biota-Fapesp sobre a biodiversidade e sua conservação, recuperação e uso sustentável.

Podem participar estudantes, alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores. O objetivo das conferências é apresentar o conceito de Serviços Ecossistêmicos e os avanços científicos resultantes de estudos sobre os ecossistemas, os serviços que eles prestam ao homem e suas relações com o desenvolvimento econômico e social.

divulgacao@engenhodanoticia.com.br