Cena/USP tem primeira tese no programa Internacional de Pós-Graduação

Comentários desativados em Cena/USP tem primeira tese no programa Internacional de Pós-Graduação

Cinco anos após o início do Programa de Pós-Graduação Internacional em Biologia Celular e Molecular Vegetal (PPG-IBCMV), o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) terá sua primeira tese defendida dentro deste convênio que envolve a Universidade de São Paulo e as norte-americanas The State University of New Jersey (Rutgers) e The Ohio State University.

O doutorando Roberto de Almeida Camargo, orientado pelo professor Antonio Vargas de Oliveira Figueira, diretor do Cena/USP, defenderá a tese que versa sobre a utilização de uma técnica de biologia molecular – chamada RNAi-RNA de interferência – para tentar controlar uma praga do tomateiro, conhecida como traça do tomateiro ou Tuta absoluta.

Após iniciar o estudo em 2011 e passar nove meses na Rutgers, já que todo o projeto tem que ser desenvolvido nos dois países, Camargo concluiu o trabalho com o tema ‘RNAi para o controle de Tuta absoluta em tomateiro’.

“Como a cultura do tomate é de grande expressão econômica e social no mercado nacional e internacional, porém suscetível a esta praga que causa prejuízos que podem alcançar 100% da produção, voltei meus esforços na tentativa de tentar controlar essa traça”, explicou o doutorando, que defende sua tese nesta sexta-feira (31), às 8h.

“Essa técnica inibe a aparecimento de genes específicos, de forma direta. Com isso você elimina a expressão do gene, impedindo que o inseto cresça normalmente. Por outro lado é muito específico e, portanto, não afeta outros animais”, completou.

Fruto de parceria entre a USP e as duas instituições dos Estados Unidos, o aluno brasileiro tem um orientador do Brasil e um co-orientador nos EUA. Ao final do programa o aluno receber o título de doutor pela USP e pela instituição onde realizou o período internacional da pós-graduação.

“Ao concluir a tese, o aluno tem a vantagem de ter se qualificado em um curso reconhecido no Brasil e nos Estados Unidos, recebendo uma dupla titulação”, comenta o professor Figueira, ao ressaltar as vantagens do projeto.

_____________