Plantas ricas em taninos e outros compostos bioativos

Comentários desativados em Plantas ricas em taninos e outros compostos bioativos

01 abr 2011 – II Fórum sobre plantas ricas em taninos e outros compostos bioativos

para controle de helmintos em ruminantes

Nos dias 11 e 12 de agosto de 2011 acontecerá o “II Fórum sobre Plantas ricas em taninos e outros bioativos para controle de helmintos em ruminantes”, no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena – USP), localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo. O fórum é organizado por pesquisadores da área que buscam agregar profissionais e desenvolver novas perspectivas sobre o assunto.

Os interessados em participar do evento devem efetuar o pagamento da taxa da inscrição e preencher a ficha, enviando ambos os documentos para o fax (019)3429-4228, da Secretaria do Laboratório de Nutrição Animal do Cena/USP. Após efetuar a inscrição, o interessado receberá uma lista de hotéis sugeridos para as possíveis

reservas.

O preço das inscrições variam para estudantes, sócios e não sócios do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV). Os estudantes sócios pagam R$60,00, os não sócios R$80,00. Para os sócios do CBPV a taxa é de R$80,00 e para os não sócios o custo é de R$110,00.

Para os interessados em apresentar trabalhos, o prazo de envio é até 30 de junho e os resumos deverão ser encaminhados para o email louvandini@cena.usp.br. É necessário redigir o texto segundo as normas disponibilizadas pela coordenação do evento. Os horários e a forma de apresentação serão divulgados pela

Comissão Organizadora antes do início do evento.

O fórum terá início na quinta feira, dia 11 de agosto, às 9h. Às 9h30min acontecerá a primeira conferência, “Retrospectiva das ações desde o último fórum”, ministrada pela representante da Embrapa Pecuária Sudeste, Ana Carolina de Sousa Chagas. Às 10h30min, Luciana Morita Katiki, do Instituto de Zootecnia (IZ) Nova Odessa, irá abordar o tema “Uso de óleos essenciais no controle dos helmintos”. E às 11h15min o assunto será o “Uso da toxina Bacillus thurnigiensis no controle dos helmintos”, tratado por Felipe Ramos, da Universidade de Brasília (UnB)

Haverá mais duas conferências ao longo do dia, uma às 14h sobre “Metabólitos secundários das plantas medicinais para o controle de parasitas gastrintestinais”, coordenada por Jorge Ferreira, da Appalachian Farming Systems Research Center (ARS/USDA). E a última, às 16h, sobre “Prespectivas futuras no controle estratégico de helmintos em ruminantes”, com Hervé Hoste, do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INRA).

O segundo dia de fórum é dedicado às apresentações dos resumos inscritos no evento. As apresentações acontecerão às 8h, 10h30min e às 14h. Às 16h haverá uma discussão final dos trabalhos expostos e uma orientação para pesquisas futuras.

Para mais informações entrar em contato com o coordenador, professor Dr. Helder Louvandini, docente

responsável pelo Cena, através do e-mail louvandini@cena.usp.br.

Fonte: Escola de Veterinária – UFMG – www.vet.ufmg.br