Comentários desativados em Pesquisadora do IZ ministrará palestra no II Fórum sobre plantas ricas em Taninos e outros compostos
Pesquisadora do IZ ministrará palestra no II Fórum sobre plantas ricas em taninos e outros compostos bioativos para controle de helmintos em ruminantes (11 e 12 de agosto)

Pesquisadora do Instituto de Zootecnia, Luciana Morita Katiki ministrará palestra no “II Fórum sobre plantas ricas em taninos e outros compostos bioativos para controle de helmintos em ruminantes”.
O II Fórum acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto de 2011, no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena-ESALQUSP), localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo. O fórum é organizado por pesquisadores da área e tem como objetivo agregar profissionais e desenvolver novas perspectivas sobre o assunto.
Para a pesquisadora Katiki, é muito importante a apresentação de palestra sobre trabalhos realizados pelo IZ neste Fórum, demonstrando que a pesquisa realizada por profissionais do Instituto está altamente qualificada.

Os helmintos de pequenos ruminantes são responsáveis por perdas econômicas significantes na ovinocultura. Devido à presença de resistência dos parasitas aos anti-helmínticos, pesquisadores unem esforços para o desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de medicamentos. Este tem sido o foco de pesquisa da pesquisadora do IZ, que vem trabalhando novas tecnologias de produção e sustentabilidade, com o uso de produtos naturais que não agridam o meio ambiente, o animal e o alimento que servirá ao ser humano. Katiki apresentará palestra sobre “Uso de óleos essenciais no controle dos helmintos”, assunto de sua tese de doutorado”.

Haverá a presença internacional dos pesquisadores Dr. Jorge Ferreira (USDA – EUA), que abordará o tema “Metabólitos secundários das plantas medicinais para o controle de parasitas gastrintestinais” e do pesquisador Hervé Hoste (INRA–França), que abordará o tema “Perspectivas futuras no controle estratégico de helmintos em ruminantes”

A pesquisadora Ana Carolina Chagas (Embrapa- CPPSE) abrirá o Fórum com a palestra “Retrospectiva das ações desde o último fórum e também, o pesquisador Felipe Ramos (UNB) ministrará palesta entitulada “Uso da toxina Bacillus thurnigiensis no controle dos helmintos”.

O segundo dia do fórum será destinado às apresentações dos resumos e discussões sobre perspectivas de pesquisas futuras.

Dra Katiki é médica veterinária, Mestre e Doutora formada pela UNESP-Botucatu e experiência na Virginia Tech e USDAEUA, na área de extratos derivados de plantas no controle parasitário. Atua na área de sanidade animal, ovinocultura, parasitologia, métodos “in vitro” e “in vivo” para determinação de atividade anti-helmíntica de compostos com potencial antiparasitário.

Organização do evento: Universidade de São Paulo/USP; Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária; Informação Genético Sanitária da Pecuária Brasileira.

Telefone: (019) 3429-4228  –  e-mail: louvandini@cena.usp.br

Serviços: II Fórum sobre plantas ricas em taninos e outros compostos bioativos para controle de helmintos em ruminantes

Fonte:  Instituto de Zootecnia  –  www.iz.sp.gov.br

Folder: http://www.cbpv.com.br/destaques/ii_forum_ruminantes.html