Seção de Informática do Cena/USP também promove inovações

Comentários desativados em Seção de Informática do Cena/USP também promove inovações

Instituto especializado da Universidade de São Paulo, tendo como linha de trabalho o desenvolvimento de pesquisas no campo das ciências agrárias e de meio ambiente, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) não produz conhecimento apenas nessas áreas em que é referência, a Seção Técnica de Informática (STI) dessa unidade da USP vem seguindo os mesmos passos da instituição, de quase meio século, ao criar novidades e inovações a partir das necessidades de seus alunos e professores.

Responsável pela manutenção de todo estrutura de informática da unidade, a STI ainda presta assistência técnica em laboratórios e salas de aula, estendendo seus serviços para toda a comunidade do Cena/USP, como a configuração e administração de servidores de rede, criação de conteúdo multimídia, elaboração e gerenciamento do site da instituição entre outras.

“No momento, a seção trabalha visando facilitar ainda mais as operações aqui utilizadas, ampliando nosso atendimento no sentido da inovação”, afirma Gabriel Klefenz Mendes, chefe da STI.

Além da manutenção rotineira, atualmente a seção vem trabalhando na virtualização de todo sua estrutura de servidores, procedimento este que visa aperfeiçoar a utilização dos hardwares dos servidores, melhorando a disponibilidade de serviços e facilitar o gerenciamento da estrutura.

“Nosso trabalho é o de assegurar a operacionalidade de todo o sistema de informática aqui instalado, mas isso não inibe de buscarmos soluções para novas demandas, como o desenvolvimento de hardwares, softwares, ou ainda, novas técnicas que venham a auxiliar na execução de projetos de pesquisa e funcionamento dos laboratórios”, explica Mendes.

Um projeto que merece destaque é a utilização do SharePoint 2010, plataforma de colaboração da Microsoft, que disponibiliza aos professores, funcionários e alunos, sistemas para os procedimentos administrativos realizados pela intranet, como os avisos, solicitações de férias, agendamento de veículos oficiais, acompanhamento de compras, afastamentos, gerenciamento de projetos etc.

O sistema de gerenciamento de resíduos também migrou para essa plataforma e agora os agendamentos de coleta e a programação para retirada e entrega desses materiais pode ser disponibilizada de maneira on-line.

Segundo Fabricio Costa, principal desenvolvedor de soluções em Sharepoint “Nosso objetivo é que todos os sistemas não corporativos utilizados atualmente na instituição sejam migrados para essa plataforma”.

Website

Recentemente a STI reformulou o website do Cena, tornando mais dinâmico e moderno. Agora, com a nova página virtual, é possível acessar mais facilmente informações necessárias sobre assuntos da instituição, melhorando também a navegação do internauta.

A nova página sofreu uma revisão dos espaços, através da associação de cores, permitindo maior visibilidade de seus componentes, tais como, botões da barra horizontal de navegação, destaques para ensino, pesquisa e banner dinâmico relacionando imagens com as notícias do blog de ciência.

Os acessos aos serviços e para o Núcleo de Pesquisa em Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Agricultura (Naptisa) também ganharam maior evidência, manteve-se um canal de acesso rápido que permite entrada aos Programas de Pós-graduação do Cena/USP, com seus respectivos processos seletivos de mestrado e doutorado, concursos públicos, licitações, produção científica, docentes, apostilas e horário de aulas.