Cena/USP terá evento no Dia Mundial do Meio Ambiente

Comentários desativados em Cena/USP terá evento no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Grupo de Estudo para Prática do Uso Racional da Água (Gepura), coordenado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), órgãos da Universidade de São Paulo (USP), realizam nos dias 5 a 6 de junho o seminário Água: Desafios da Conservação.

Voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais da área, neste ano o evento será aberto na mesma data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Apesar da coincidência, isso contribui para divulgar o seminário, até mesmo porque o assunto é bastante oportuno”, afirma o professor Plínio Barbosa de Camargo, do Cena/USP que, ao lado de Marcos Vinicius Folegatti, da Esalq, coordenam esse grupo de estudo.

Formado por estudantes de graduação, com o apoio de alunos da pós-graduação que atuam na temática água e recursos hídricos, as atividades do Gepura visam o uso inteligente da água em sistemas prediais, o manejo de microbacias, políticas públicas e a difusão de conhecimentos dentro do tema água.

Em sua quarta edição, o evento objetiva discutir problemas relacionados aos impactos da urbanização nos recursos hídricos dentro dos municípios. “Neste ano iremos debates assuntos pertinentes à gestão estratégica, integrada e participativa dos recursos da água. Também traremos um promotor federal, para abordar em palestra, como o Ministério Público enxerga a questão do saneamento e da saúde pública no país”, informa Camargo.

Serviço

O seminário acontecerá das 8h às 17h, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq. Com apenas 200 vagas, inscrições e informações pelo site www.fealq.org.br, email cdt@fealq.org.br ou pelos telefones (19) 3417-6604 ou (19) 3417-6601.

Quarta-feira, 5 de Junho
8h – 8h30 – Recepção e abertura das atividades
9h – 12h – Mesa Redonda 1 – Os rios e os produtos da urbanização – Mediador: Renato Morgado – Imaflora/Comdema

*Apresentação do documentário “Entre Rios” e com os diretores Caio Silva Ferraz e Joana Scarpelini

*Os rios da cidade de São Paulo e as políticas urbanas – Ermínia Terezinha Menon Maricato (FAU/USP)

*Recuperação e preservação dos rios urbanos – Edson Giriboni – Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos

14h – 17h – Mesa Redonda 2 – A qualidade da água e o saneamento básico – Mediador: Ricardo Rettmann – IPAM
*Panorama do Saneamento Básico no Estado de SP – Édison Carlos (Instituto Trata Brasil)

*Gaema e o saneamento básico na bacia do PCJ – Ivan Carneiro Castanheiro (Ministério Público do Estado de São Paulo)

*Saúde e Saneamento Básico – Paulo Saldiva (Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental do CNPq)

Quinta-feira, 6 de Junho
8h – 12h – Mesa Redonda 3 – A Gestão dos Recursos Hídricos – Mediador: Natássia Bonini Vidas (Mestranda Cena/USP)

*A gestão estratégica dos recursos hídricos – Bruno Pagnoccheschi (Coordenador de Gestão Estratégica da ANA)

*Participação da sociedade civil na gestão estratégica da água – Maria Luisa Ribeiro (Coordenadora da Rede das Águas – SOS Mata Atlântica)

*Gestão Integrada dos recursos hídricos na agricultura – Marcos Vinícius Folegatti – Esalq/USP

14h – 17h – Oficinas

Filtro de biorremediação de águas servidas – Genaro Paschoini / Eng. Ambiental, Aguapé – Engenharia e Projetos Ecológicos.

Educação ambiental aplicada aos recursos hídricos – Karine Faleiros / Eng. Agrônoma, Consultoria Iandé – Educação e Sustentabilidade

Elaboração de projetos voltados aos recursos hídricos – Elaine Franco de Campos / Coordenadora de Projetos Agência das Bacias PCJ

Plano de bacias, uma ferramenta da gestão – Eduardo Cuoco Léo / Analista em Gestão Ambiental da Agência de Água PCJ

O evento conta com patrocínio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, ArcelorMittal e Oji Papéis Especiais. O apoio é do Cena, Esalq e Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz Fealq.

_______________