Carregando.
Aguarde !

Menu

   

 Biologia do Desenvolvimento e Estrutura Vegetal

O uso combinado de técnicas moleculares tais como o sequenciamento de RNA/DNA, PCR quantitativa em tempo real e clonagem gênica associado a cultura de tecidos e edição gênica via CrispR/CAS9, além de técnicas avançadas de microscopia ótica, eletrônica e confocal têm sido extensivamente aplicadas no LabDEV para desvendar a dinâmica celular e os processos morfogenéticos de plantas baixo diversas condições. A integração entre biologia molecular, biologia do desenvolvimento, genômica e microscopia demonstra como abordagens multidisciplinares são essenciais para aprofundar a compreensão da complexidade dos sistemas biológicos, abrindo novas perspectivas para avanços científicos e biotecnológicos.


Objetivos

Desvendar os processos fisiológicos, genéticos, adaptativos e morfológicos de plantas expostas a diversos tratamentos e/ou mutantes através de técnicas de Biologia Molecular, Bioinformática, Biologia do Desenvolvimento, Genômica Funcional, Epigenética e Microscopia. As principais áreas de atuação do LabDEV são: regulação transcricional, respostas abióticas, fitormônios, mecanismos de diferenciação celular, anatomia e biologia do desenvolvimento de plantas. Experiência com os sistemas modelo Arabidopsis thaliana e Setaria viridis e diversas espécies de interesse agronômico.

Linha de Pesquisa

  • Biologia do desenvolvimento e EVO-DEVO.
  • Biologia Molecular.
  • Biotecnologia.
  • Genômica.
  • Microscopia


Docente

Equipe de Apoio

Contato

Responsável Localização Secretaria

Prédio 5

Serviços

Descrição
  • Identificação de doenças de plantas: diagnóstico.
  • Análise de material com microscopia óptica e eletrônica. As observações ao microscópio eletrônico são realizadas no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Microscopia Eletrônica da ESALQ ( NAP/MEPA ).