CENA recebe um novo IRRADIADOR DE RAIO X

      Comentários desativados em CENA recebe um novo IRRADIADOR DE RAIO X

Por mais de uma década, os trabalhos no Laboratório de Irradiação de Alimentos & Radioentomologia (LIARE) do CENA/USP dependeram apenas de um antigo irradiador panorâmico com fontes de 60Co (modelo Gammabeam-650®; MDS Nordion International Inc., Canadá). Esse irradiador de raios gama estava no CENA desde 1974, e, devido ao decaimento radioativo do cobalto, sua atividade radioativa atual era de apenas 42 Ci (ou 1,5 Tbq), com uma taxa de dose menor do que 1,2 Gy/minuto. Essa baixa taxa de dose havia tornado praticamente inviável a aplicação de doses acima de 5 kGy nesse irradiador por causa do longo tempo de exposição ou a irradiação de amostras com mais de 2 L de volume por causa do pequeno diâmetro (12-13 cm) entre os tubos que contêm as cápsulas de cobalto (Figura 1).

Figura 1. Irradiador do tipo panorâmico com armazenamento das fontes de 60Co a seco, modelo Gammabeam-650® (MDS Nordion International Inc., Canadá), que estava no CENA desde 1974.

Esse problema foi finalmente resolvido com a doação feita ao CENA de um novo irradiador de raios-X, o RS-420 XL (RadSource Technologies Inc., Buford, GA, USA) pelo United States Department of Energy. Esse moderno irradiador opera com 2 tubos de raios-X dentro de uma câmara blindada que comporta até 5 canisters num total de 80 L (ou 25 kg de materiais), podendo gerar taxas de dose de 15-16 Gy/min. dependendo da densidade do material a ser irradiado. O custo desse tipo de irradiador, incluindo instalação, fica ao redor de US$ 470.000,00.

O irradiador pesa 2,8 t e chegou no Brasil pelo porto de Santos, vindo de Miami, e foi trazido até o CENA em um container fechado em 23/07/2024 (Figura 2). Ele foi descarregado no estacionamento do prédio da biofábrica-piloto de insetos e transportado para a sala reformada/adaptada do LIARE em 29/07/2024 (Figura 3). Nos dias seguintes, técnicos das empresas Horber International S/A e Medintec fizeram a instalação do equipamento e os testes iniciais (Figura 4). Após a realização de pequenos ajustes, o irradiador está em plena operação (Figura 5).

Figura 2. Chegada no CENA do container contendo o novo irradiador de raios-X (imagem a esquerda) e descarregamento no estacionamento da biofábrica-piloto de insetos estéreis.

Figura 3. Transporte do irradiador de raios-X e seus acessórios para a sala do LIARE que foi reformada e adaptada para o funcionamento do mesmo.

Figura 4. Instalação e ajustes do irradiador RS-420 XL por técnicos das empresas Horber International S/A e Medintec.

Figura 5. Irradiador de raios-X modelo RS-420 XL (fabricado pela RadSource Technologies Inc., Buford, GA, USA).

Figura 6. Prof. Thiago e parte da equipe atual do LIARE.

Esse irradiador de raios-X permitirá a continuidade das pesquisas do CENA nas áreas de radiogenética (i.e., indução de mutações e melhoramento de plantas), radioentomologia (e.g., tratamento quarentenário e controle autocida de pragas) e irradiação de alimentos, além da esterilização de diversos outros tipos de materiais para os multiusuários do setor produtivo brasileiro.