ESALQ e CENA assinam convênio de dupla titulação internacional com WAGENINGEN

Comentários desativados em ESALQ e CENA assinam convênio de dupla titulação internacional com WAGENINGEN

Crédito: Gerhard Waller

No último dia 6 de fevereiro, foi assinado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), um convênio acadêmico internacional do programa de dupla-titulação entre a Universidade de São Paulo (USP) por meio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) com a Wageningen University (WU).

O objetivo do convênio é a promoção da cooperação acadêmica por meio da coorientação conjunta de estudantes de doutorado de suas respectivas instituições, visando a elaboração de suas teses de doutorado e dupla-titulação, cujas finalizações e defesas serão realizadas sob responsabilidade conjunta das duas instituições, de acordo com o estalecido no acordo.

Presentes na cerimônia de assinatura Prof. Sérgio Persival Baroncini Proença, presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI); Prof. Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor de Pós-Graduação da USP; Profa. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, diretora da Esalq; Ernani Pinto Junior, diretor do Cena; Wieneke Vullings, consulesa geral do Reino dos Países Baixos; Robert Thijssen, consul de Inovação, Tecnologia e Ciência do Reino dos Países Baixos; Tsai Siu Mui, vice-prefeita da Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz, e Prof. Quirijn de Jong van Lier, professor titular da Divisão de Funcionamento de Ecossistemas Tropicais do Cena.

A cerimônia foi acompanhada via sala de conferência pelos dirigentes da WU, Prof. Wouter Hendriks, pró-reitor; Sr. Theo Jetten, secretário executivo da Escola de Pós-Graduação PE&RC (Production Ecology and Resource Conservation); Sra. Janneke Van Seters, chefe de gabinete da Reitoria de Pesquisa e demais convidados.

O pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Prof. Márcio de Castro Silva Filho, afirmou que a cooperação entre USP e Wageningen data de várias décadas. “É um importante parceiro da Universidade de São Paulo e, finalmente, nós conseguimos construir um programa com uma parceria que vai permitir que os jovens da Esalq e do Cena possam realizar uma dupla titulação. Isso é a conclusão de um processo que levou vários anos de construção e foi baseado exatamente na excelência da pesquisa executada na Esalq e no Cena e da pesquisa em Wageningen que tem uma complementariedade muito grande”.

“Somos parceiros de longa data”, comentou a diretora da Esalq, Profa. Thais Vieira. “Esse convênio simboliza a oficialização de algo que nós ainda não tínhamos que é um joint degree para doutorado. Teremos alunos de doutorado brasileiros indo para Wageningen e alunos de Wageningen vindo para cá para realmente consolidar essa colaboração que já temos, porém, dando um passo a mais. Teremos a grande vantagem de ter um título que é oficial, um doutorado concedido pelas duas instituições com os projetos feitos em co-tutela, com temas que são super importantes para os desafios globais que temos na área agroalimentar”, completou a diretora.

Prof. Ernani Pinto Junior, diretor do Cena, também destacou que a instituição possui uma forte cooperação com a Wageningen University. “É importante que possamos renovar e estreitar ainda mais os laços com a universidade da Holanda e que isso nos traga a possibilidade de permitir a troca de estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação. Para o Cena, é muito importante que esse acordo seja assinado para que consigamos, de fato, enviar os estudantes nas diferentes áreas que o programa de pós-graduação do Cena cobre em Química e também em Biologia”.

Wieneke Vullings, consulesa geral do Reino dos Países Baixos, destacou ser este um ganho para além da atividade acadêmica. “É uma forma pessoal porque eles vão para outra nação. Isso é bom para se ter uma ideia de como é em outro país, com outras regras, outras ideias, cultura, idioma e conhecimentos, principalmente na área da ciência e da educação porque eles têm conhecimentos específicos na Holanda e, aqui, tem outras  informações. É uma oportunidade de juntos resolverem os desafios do mundo em cooperação”.

O convênio se iniciará com o esforço conjunto entre grupos de pesquisa da WU no campo de ciências ambientais, especificamente o Soil Biology Group (SBL) e o Forest Ecology & Management Group (FEM) e seus correspondentes na USP-Piracicaba. Ambos os grupos de pesquisa são parte da Production Ecology and Resource Conservation (PE&RC) e tem uma longa e sustentável cooperação com a USP-Piracicaba.

A intenção e o objetivo final do convênio são de expandir a cooperação entre USP-Piracicaba e a WU para todos os grupos de pesquisa da WU e para todos os grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da USP-Piracicaba focados nos campos de sistemas de alimentação saudável e uso sustentável da terra, ecologia e conservação da biodiversidade e mudanças climáticas.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 07.02.2023