Comentários desativados em Membros do Grupo de Estudos de Fertilizantes Especiais e Nutrição (GEFEN) destacam-se na European Conference on X-ray Spectrometry (Bélgica).

Membros do Laboratório de Instrumentação Nuclear do CENA, Camila Graziela Côrrea (graduada em Ciências Biológicas), Eduardo Santos e Gabriel Sgarbiero Montanha (doutorandos do Programa em Química na Agricultura e Ambiente do CENA/USP), destacaram-se no European Conference on X-ray Spectrometry (EXRS), realizada entre os dias 26 de junho e 01 de julho de 2022 na cidade de Bruges (Bélgica).

A conferência bianual é um evento tradicional da comunidade devotada ao uso da espectrometria de fluorescência de raios X, e foi organizada em conjunto pela University of Antwerp, University of Ghent, e University of Liege.

No total, os oito trabalhos apresentados pelo grupo divulgaram a construção equipamentos e desenvolvimento de métodos baseados na fluorescência de raios X para investigar atributos de fertilidade do solo e plantas, assim como a absorção de nutrientes e distribuição de nutrientes pelas principais culturas agrícolas do país. O ineditismo dos resultados chamou a atenção dos pesquisadores presentes pela possibilidade de aplicação dos métodos em organismos vivos e condições in situ.

Os alunos fazem do Grupo de Estudos de Fertilizantes Especiais e Nutrição (GEFEN) e são orientados pelo Prof. Associado Hudson Wallace Pereira de Carvalho. O Laboratório de Instrumentação Nuclear do CENA/USP, a Comissão de Pós-Graduação do CENA/USP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) deram suporte financeiro para a participação dos alunos no evento.