Pesquisa inovadora avaliou a recuperação de nitrogênio pela planta de milho usando ureia granulada enriquecida com 15N e recoberta com enxofre e polímero.

      Comentários desativados em Pesquisa inovadora avaliou a recuperação de nitrogênio pela planta de milho usando ureia granulada enriquecida com 15N e recoberta com enxofre e polímero.

Artigo científico do Dr. Pedro Garcia, publicado no periódico “Agronomy” e intitulado “15N-Fertilizer Recovery in Maize as an Additional Strategy for Understanding Nitrogen Fertilization Management with Blends of Controlled-Release and Conventional Urea“, como parte da Tese de Doutorado, defendida em 23/06/2021, e intitulada: “Nitrogen (15N) use efficiency for fertilization managements of maize and common bean using mixtures of polymer-sulfur coated urea and conventional urea“.

O grande desafio da nutrição de plantas é fornecer nutrientes visando atender à exigência diária das culturas, evitando perdas e sendo economicamente viável. A ureia é a principal fonte de nitrogênio (N) para a cultura do milho por apresentar baixo custo e maior teor de N comparado com outras fontes, porém o milho normalmente recupera menos de 50% do N que foi aplicado usando a ureia. Isso ocorre em decorrência das perdas que essa fonte proporciona quando aplicada na superfície do solo, sendo necessário realizar duas ou mais aplicações visando atender a demanda de N pelo milho. Fertilizantes de liberação controlada como é o caso da ureia revestida com enxofre e polímero prometem fornecer N com um melhor sincronismo com a cultura em uma única aplicação. Para conhecer quanto o milho recuperou do N aplicado com a ureia revestida com enxofre e polímero, foi realizado a granulação da ureia enriquecida com 15N no Laboratório de Isótopos Estáveis no CENA/USP e posteriormente essa ureia foi revestida com enxofre e polímero por processo semelhante ao industrial. Foi avaliada a recuperação de N pelo milho usando ureia enriquecida com 15N revestida com enxofre e polímero em misturas com ureia convencional e aplicadas de diferentes maneiras no solo com palha da cultura antecessora. Foi observada uma recuperação pelo milho de 73% do N aplicado usando essas misturas. Esse é o primeiro trabalho avaliando a recuperação de N pela planta usando ureia enriquecida com 15N e recoberta com enxofre e polímero.

 

Link do trabalho publicado: https://www.mdpi.com/2073-4395/10/12/1932/htm#