“MOLECULAR MECHANISMS IN PLANT REPRODUCTIVE DEVELOPMENT: TRANSCRIPTION FACTORS AND GENOME EDITING”

      Comentários desativados em “MOLECULAR MECHANISMS IN PLANT REPRODUCTIVE DEVELOPMENT: TRANSCRIPTION FACTORS AND GENOME EDITING”

Mecanismos moleculares no desenvolvimento reprodutivo em plantas: fatores de transcrição e edição genômica

No período de 22 a 31/10 de 2019, o Programa de Pós-Graduação em Ciências do CENA recebeu, com apoio do Programa PrInt/USP/CAPES, o Dr. Ruud de Maagd, Wageningen University Research, que ministrou a disciplina CEN5795 – Tópicos especiais no desenvolvimento
reprodutivo de plantas, juntamente com a Profa. Adriana P. Martinelli do CENA/USP. As metodologias de edição de genoma, das quais o CRISPR-Cas9 é o exemplo mais bem estudado e conhecido, representam ferramenta inovadora e de alto potencial para o melhoramento de plantas e estudos básicos de função gênica. Ferramentas biotecnológicas podem contribuir com os programas de melhoramento genético de plantas, através da otimização de características de interesse e a encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para problemas práticos enfrentados diariamente pelos produtores. O resultado final do melhoramento da edição do genoma é muito semelhante ao que pode ser alcançado pelo melhoramento convencional de plantas, mas muito mais rápido e com maior precisão. Além disso, a edição do genoma tem alto potencial para pesquisas científicas, com o objetivo de descobrir as funções dos genes e a maneira exata pela qual a expressão gênica é regulada. O curso teve a participação de pós-graduandos e pós-doutores de diferentes unidades da USP e empresas que trabalham na área de biotecnologia de plantas. O programa prevê também o fortalecimento de colaborações entre os grupos de pesquisa e mobilidade de pós-graduandos e pós-doutorandos, já estabelecida há diversos anos.