Comentários desativados em Pesquisador do CENA/USP é um dos vencedores do Prêmio Vale-Capes de Tecnologia e Inovação – Edição 2017

O jovem Lucas William Mendes, pós-doutorando do CENA/USP junto ao Laboratório de Biologia celular e molecular, acaba de ser contemplado com o Prêmio Vale-Capes de Tecnologia e Inovação – edição 2017, na categoria jovem pesquisador.

Em 2017, o prêmio destacou pesquisadores cujos trabalhos tenham aplicação efetiva na resolução de problemas reais relativos as áreas de Ecologia e Conservação da Natureza.

Na categoria Pesquisador Emérito, o escolhido foi o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jorge Rubio Rojas.O prêmio paga R$ 100 mil para pesquisador experiente e R$ 40 mil para jovem cientista, além de bolsa para a realização de pesquisas. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 13 de dezembro de 2017, na sede da CAPES, em Brasília. Na edição 2017, o prêmio destacou pesquisadores cujos trabalhos tenham aplicação efetiva na resolução de problemas reais relativos as áreas de Ecologia e Conservação da Natureza.

Premiação
Na categoria Emérito, o vencedor recebe da VALE um auxílio de R$ 100 mil. A CAPES também vai conceder ao premiado uma bolsa equivalente à de Pesquisador Visitante do Exterior ou à de Estágio Sênior no exterior. Para o Jovem Pesquisador será concedido auxílio de R$ 40 mil pela VALE. O premiado também receberá uma bolsa análoga à de Pesquisador Visitante do Exterior, paga pela CAPES.

A premiação considerou a produção dos pesquisadores. Foram avaliados itens como artigos científicos, livros e capítulos, patentes e orientações em cursos de pós-graduação. Os critérios de premiação foram originalidade do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

FONTE: assessoria de comunicação do CENA/USP e site da CAPES (http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/)