Pós-Doutoranda do CENA conquista “Prêmio Pós-Doc USP”

      Comentários desativados em Pós-Doutoranda do CENA conquista “Prêmio Pós-Doc USP”

A pós-doutoranda do CENA/USP, FLÁVIA DE OLIVEIRA SCARPINO VAN CLEEF, participou do  CONGRESSO DE PÓS-DOUTORANDOS DA USP – PAPEL E PERSPECTIVAS DOS PÓS-DOCS NO BRASIL, realizado entre os dia 17, 18 E 19 de outubro de 2023 (http://www.congressoposdocs.kinghost.net) e conquistou o “Prêmio Pós Doc USP” com o trabalho: “In vitro screening of plants with secondary compounds for decreasing total gas and methane production from ruminants” (http://www.congressoposdocs.kinghost.net/sites/default/files/anexos-pagina/lista_posdocs_premiados_2023retificado.pdf).

A pesquisa de pós-doutorado que está sendo desenvolvida no Laboratório de Nutrição Animal do CENA. Conto com o financiamento da Fapesp (#2021/11644-2) e supervisão do Prof. Dr. Adibe Abdalla.

Breve descrição sobre a pesquisa:
Testes em plantas C3 que contém taninos condensados e outros compostos secundários e que já são utilizadas na alimentação de ruminantes (principalmente em regiões da Caatinga e Cerrado), a fim de se reduzir a produção de metano entérico, um gás de efeito estufa. O próximo passo será escolher algumas das plantas, baseados em alguns critérios como produção de metano, digestibilidade e concentração de taninos, e fazermos incubações in vitro de longo prazo, em um sistema de fermentação contínua. Com todos esses resultados esperamos sanar algumas dúvidas quanto à atuação dos taninos no ambiente ruminal, já que esse é um grande entrave na literatura.