Comentários desativados em Pesquisadores da University of Oklahoma visitam o CENA para estabelecer parcerias e intercâmbio internacional

No último dia 19 de julho, quarta-feira, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), instituto especializado da Universidade de São Paulo (USP), recebeu a visita de três representantes da universidade americana the University of Oklahoma (OU). Os pesquisadores Timothy R. Filley (diretor do Instituto de Resiliência Ambiental & Energia de Sistemas – IREES), Victor Maqque (diretor geral da Iniciativa Sustentável para a América Latina – LASI) e Xiangming Xiao (diretor do Centro de Observação da Terra e Modelagem) foram recebidos pelo diretor do CENA, professor Ernani Pinto Junior (DVECO), além dos professores Eduardo Mariano (DVTEC), Lucas W. Mendes (DVPROD) e Francisco S. Linhares (DVPROD) e o pós-doutor Antonio L. Florentino, supervisionado pelo professor José Lavres Junior (DVTEC).

Na ocasião, os pesquisadores da OU apresentaram possibilidades de parceira com o CENA na execução de projetos visando maior sustentabilidade, inclusão, investimentos em infraestrutura e intercâmbio bilateral de estudantes e pesquisadores para capacitação e pesquisas. O professor Filley destacou a expectativa de interação entre o CENA e a OU quanto à estudos ambientais e agronômicos envolvendo isótopos estáveis, notadamente 13C, 15N e 18O. O projeto LASI, coordenado pelo Dr. Maqque, busca colaborações com parceiros na América Latina para solucionar problemas ambientais complexos, de saúde humana e desafios sociais, com destaque para o PERU-Hub, um projeto bilateral EUA-Peru focado no monitoramento do solo e clima na região de San Martin, situada na Amazônia peruana. O professor Xiao abordou a importância do sensoriamento remoto para monitoramento do desmatamento e mudança no uso da terra na região Amazônica e modelos para estimativa da produtividade de canaviais brasileiros, que são áreas de estudo do docente. Após a recepção na diretoria, os visitantes conheceram as instalações e linhas de pesquisa dos Laboratórios de Biologia Celular e Molecular, Histopatologia e Biologia Estrutural de Plantas e Isótopos Estáveis.

“A reunião foi altamente positiva para o nosso instituto, pois evidenciou ótimas oportunidades de pesquisas conjuntas e intercâmbio na OU para estudantes, pesquisadores e professores dos dois Programas de Pós-Graduação do CENA, especialmente nas áreas de isótopos estáveis, sustentabilidade e energia limpa”, enfatiza Ernani Pinto Junior. O diretor do CENA menciona ainda que um memorando de entendimento (Memorandum of Understanding – MoU) já foi enviado aos representantes da OU para formalização da parceria USP-OU para cooperação acadêmica em áreas de interesse mútuo.