|  |

 

 

Análise Ambiental e Geoprocessamento

O CENA é uma instituição de pesquisa com reputação internacional na área de estudos ambientais e, em função das suas diversas cooperações, tem buscado adicionar, aos estudos que desenvolve, o geoprocessamento, por meio de trabalhos científicos e cursos de treinamento. No entanto, somente com a implementação de um projeto integrado de pesquisas na bacia do rio Piracicaba (Projeto PiraCena), a área de Sistema de Informações Geográficas começou a ser definitivamente incorporada às demais linhas de pesquisa da instituição, resultando na criação do Laboratório de Geoprocessamento, em 1997.


Atualmente, o Laboratório de Geoprocessamento atende não apenas ao Projeto PiraCena, mas vários outros pesquisadores (Laboratórios de Biogeoquímica do Solo, Física do Solo, Radioentomologia e Ecologia Isotópica) e outras instituições (ESALQ, UNICAMP, INPE, Prefeitura Municipal de Piracicaba, CETESB, entre outras). Novos projetos estão em andamento, principalmente na região amazônica. Neste sentido, uma série de colaborações nacionais (INPE) e internacionais (Universidade de Washington) vem sendo estabelecida, através de projetos e visitas científicas.

Apesar de sua curta existência, o Laboratório apresenta uma evolução rápida no âmbito acadêmico, com atividades que hoje abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão.

Em termos de infraestrutura o Laboratório conta com uma área física de 50 m2, 2 estações de trabalho, 2 mesas digitalizadoras, 8 computadores pessoais, impressora PostScript, "scanner" de mesa, mapoteca, 5 software específicos de SIG, sensoriamento remoto e modelagem, 2 receptores de GPS, imagens de satélite (Landsat-TM e MSS; Spot), fotografias aéreas e bancos de dados digitais georeferenciados das bacias dos rios Piracicaba e Amazonas.

Objetivos

Desenvolvimento e aplicação de técnicas de geoprocessamento em estudos ambientais que lidam com informações espacialmente distribuídas e com manipulação de bancos de dados, com as principais aplicações relacionadas com a obtenção de dados derivados para alimentar modelos e/ou a representação espacial (mapas) dos resultados obtidos nos mesmos.

Área de Atuação

Sistemas de Informações Geográficas, Processamento de imagens, Recursos naturais, Manejo de Ecossistemas.

Contato

Maria Victoria Ramos Ballester - Responsável
email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fone: 19 3429 4077