Pós-graduação do Cena/USP realiza curso com pesquisador da Embrapa

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP) promoverá o curso ‘Princípios e Métodos para Avaliação de Indicadores e Modelagem de Índices de Qualidade do Solo’. O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de maio, na própria instituição.

Coordenado pelas professoras Regina Tereza Rosim Monteiro e Marisa de Cássia Piccolo, o curso será ministrado por Guilherme Montandon Chaer, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Doutorado pela Oregon State University (2008), atualmente Chaer atua no Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia/RJ.

Voltado para os alunos da pós-graduação, o curso terá 36 horas de carga horária. Confira a programação completa:

Dia 6 de maio – terça-feira / manhã

Aula 1 (teórica) – Indicadores de qualidade de solo.

Aula 2 (teórica) – Índices de qualidade do solo (IQS).

Apresentação do Software SIMOQS

Atividade 1 (prática)  – Construção de modelos de IQS no SIMOQS

Dia 7 de maio – quarta-feira / manhã

Atividade 1 (prática) - Apresentação dos modelos IQS pelos grupos

Tarde

Aula 3 (teórica) - Redução de incertezas em modelos de IQS - Apresentação de um modelo conceitual em desenvolvimento

Aula 4 (teórica) - Índice biológicos/bioquímicos de qualidade do solo

Dia 8 de maio – quinta-feira / manhã

Aula 5 (teórica) - Introdução  à análise  multivariada

Aula 6 (teórica) - Uso  de  ordenações  multivariadas para avaliação  integrada  de  indicadores de QS

Atividade 2 (prática) - Simulações  de  ordenações multivariadas

Dia 9 de maio – sexta-feira / manhã

Aula 7 (teórica) - Modelos de árvore de classificação e regressão (CART models) e  aplicações  em  estudos  de qualidade do solo

Aula 8 (teórica) - Árvore  de  regressão multivariada

Tarde

Atividade (prática) – Aplicação da metodologia de avaliação da QS com dados experimentais dos estudantes

Inscrições

O interessado deve enviar sua inscrição até 24 de abril para o e-mail das coordenadoras monteiro@cena.usp.br e mpiccolo@cena.usp.br.

Funcionário do Cena/USP recebe homenagem in memorian

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

O novo escritório da Superintendência do Espaço Físico (SEF), situado no campus da USP em Piracicaba, recebeu o nome de Osmar Francisco Mantelato, em homenagem (in memorian) ao engenheiro que por muitos anos contribuiu com o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP). Além da engenharia civil, ainda era formado em segurança do trabalho e direito, com especialização em administração.

Fran, como era conhecido, ingressou no Cena em 1985, atuando como engenheiro de segurança do trabalho. Convidado pelo então prefeito do campus Luiz de Queiroz, professor Antonio Sanches de Oliveira, passou a ocupar o cargo de diretor da divisão, hoje denominada Divisão de Manutenção de Operação da Prefeitura do campus.

Em 1999, foi solicitado a prestar serviço junto à SEF, onde passou a responder pela área de segurança do trabalho e processos trabalhistas, em apoio à procuradoria jurídica da Universidade e ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do (SESMT), além de também ter atuado como fiscal de obras junto à divisão de fiscalização da SEF.

Em 2009, devido a criação dos escritórios regionais, retornou ao Cena/USP, a partir de sua nomeação como diretor da divisão do escritório regional, onde prestou serviços até seu falecimento, em 8 de janeiro de 2010.

Cena/USP promove curso sobre publicações científicas internacionais

Escrito por Marcelo. Postado em Destaques

A palestra ‘Como e o que publicar em periódicos científicos internacionais’ (“How and what to publish in international scientific journals”), ministrada no Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP), pelo professor holandês Theo Beckers na última semana, foi um grande sucesso e tornou-se um curso para os alunos da pós-graduação da área de desenvolvimento ambiental.

Levando o mesmo nome da palestra, o curso teve início no último dia 16 e segue com aulas até dia 22 de maio. Beckers, que também é editor chefe do Environmental Development Journal, periódico holandês do segmento ambiental, atenderá a 14 alunos do Cena/USP, Esalq e do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (PPGI-EA).

O curso é composto por palestras, apresentações e discussões propostas por Beckers, além de sessões de acompanhamento individuais. Ao fim do curso, cada participante deverá ter um trabalho pronto para ser encaminhado para publicação em periódicos internacionais e para apresentação, no dia 22 de maio, de um seminário aberto a todos os interessados nos temas.

A iniciativa é parte do processo de internacionalização do PPGI-EA, que tem como objetivo proporcionar oportunidades de divulgação de trabalhos e pesquisas, auxiliando na inserção no mercado de trabalho.

______________

Engenho da Notícia