Grupo de pesquisas coordenado pelo Cena/USP é homenageado pela IAEA

Escrito por Marcelo. Postado em Destaques

Augusto Tulmann Neto, entre José Albertino Bendassolli e Tsai Siu Mui, vice-diretor e diretora do Cena/USP

A divisão de Técnicas Nucleares em Alimentos e Agricultura, órgão da FAO/IAEA, por conta de seu 50º aniversário, homenageou com um prêmio de reconhecimento, na forma de certificado, os pesquisadores individuais ou grupos de pesquisa dos países membros, que se destacaram na área de indução de mutação no melhoramento de plantas.

A cerimônia de premiação foi realizada durante a 58ª Sessão da Conferência Geral da International Atomic Energy Agency (IAEA), em suas dependências em Viena, na Áustria, em setembro de 2014.

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), na pessoa do professor Augusto Tulmann Neto, foi uma das instituições homenageadas por pertencer ao grupo de pesquisas brasileiro ‘Uso e indução de mutação in vivo e in vitro no melhoramento de plantas’, recebendo o prêmio de reconhecimento em nome de todos.

As pesquisas em indução de mutação desenvolvidas por este grupo, contaram com a colaboração de instituições públicas, como o próprio Cena, Esalq, Iapar, IAC, Epagri, Unesp e Embrapa, e as privadas Clone Viveiros e Fruticultura e Centro de Melhoramento Genético do Fumo. Coordenado por docentes do Cena/USP, este grupo existe desde 1972.

“Tal honraria foi o resultado da grande e eficiente colaboração prestada pelos funcionários, docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação das várias instituições componentes do grupo todo. Além das agências de fomentos oficiais e companhias privadas que incentivaram e financiaram as pesquisas”, enumerou Tulmann tentando não se esquecer de ninguém.

Essa aliança científica tem por objetivo a ampliação da variabilidade genética pelo tratamento da indução e, ao longo desses anos, possibilitou a seleção de mutantes com melhores características agronômicas, sendo que alguns destes mutantes já são utilizados ou estão em vias de utilização comercial, tais como em arroz, crisântemo, feijão e maça. Outros mutantes foram obtidos em várias culturas tais como abacaxi, banana, citros, figo, fumo, tomate, soja e trigo, tendo sido empregados em estudos básicos, ou sendo utilizados em programas de melhoramento.

“Além de uma grande honra, esse prêmio demonstra, mais uma vez, agora na área de melhoramento de plantas, que o Cena/USP vem cumprindo exemplarmente seu papel em ensino, pesquisa extensão”, concluiu.

______________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

divulgacao@engenhodanoticia.com.br

Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia

Cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2014

Escrito por Marcelo. Postado em Destaques

Evento reuniu diversos professores e autoridades

Para prestigiar o grande vencedor do Prêmio Capes de Tese Edição Ciência Agrárias I – 2014, Acacio Aparecido Navarrete, orientado da professora Tsai Siu Mui (Cena/USP), docentes e autoridades estiveram em Brasília, no último dia 10 de dezembro, participando da cerimônia de entrega do Prêmio.

Na foto, Elisabete Aparecida de Nadai Fernandes (presidente do PPG em Ciências do Cena/USP), Eiko Eurya Kuramae (Netherlands Institute of Ecology, Wageningen/Holanda (colaboradora no trabalho de tese), Jorge Almeida Guimarães (presidente da Capes), Acacio Navarrete, Tsai Siu Mui (orientadora da tese e diretora do Cena/USP), Cristine Chaves Barreto (Universidade Católica de Brasília, colaboradora no trabalho).

Leia mais sobre a premiação no endereço http://www.cena.usp.br/blog/?p=1850

Conselho de Ciência e Tecnologia de Piracicaba ganha membro do Cena/USP

Escrito por Marcelo. Postado em Destaques

Professor Klaus Reichardt atuará como membro titular deste Conselho.

Piracicaba nomeou um novo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, órgão que está vinculado diretamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura Municipal.

Indicado pela diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), Tsai Siu Mui, o professor sênior da instituição, Klaus Reichardt atuará como membro titular deste Conselho.

“A participação do Cena/USP neste órgão de grande importância é um marco para o município. Este fato mostra que o poder público está se dedicando ao assunto e pede a colaboração da comunidade. Com esse canal, pretendemos auxiliar a prefeitura a desenvolver políticas públicas na área de ciência, tecnologia e inovação”, explicou o professor que em 2013 venceu o Prêmio Bunge na área de Recursos Hídricos.

A primeira reunião de estabelecimento do Plano Estratégico 2015 – 2025, ocorreu no dia 2 de dezembro, na sede do Sebrae-SP, em Piracicaba, órgão que também conta com um membro, o gerente do Escritório Regional, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro.

“Por enquanto, tivemos apenas um encontro, mas iremos trabalhar na elaboração desse plano estratégico para os próximos dez anos. Seu papel é o de formular e propor ações públicas e de desenvolvimento técnico-científico, a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados”, afirmou.

Outras atribuições do Conselho envolvem a sugestão de diretrizes políticas de interesse do município e dentro de sua vocação. “O plano estratégico 2015/2025 será importante para mostrar quais as vocações da cidade, recomendando ao município as prioridades de investimentos no setor”, concluiu.

_____________

Engenho da Notícia